Qualidade, Segurança e Ambiente

O SGI foi desenvolvido e implementado de acordo com as NP EN ISO 9001:2008, NP 4397:2008 / OHSAS 18001:2007 e NP EN ISO 14001:2004 e dá suporte à gestão por processos, à filosofia de melhoria contínua e às políticas da Qualidade, Segurança e Saúde do Trabalho e Ambiente (Politica de Gestão).

Os Procedimentos, Instruções de Trabalho e outros documentos do SGI definem com o detalhe necessário os requisitos que devem ser satisfeitos para a garantia dos níveis de qualidade, e outros requisitos dos clientes, em ordem ao cumprimento dos contratos para as obras que nos são confiadas. Estes documentos incluem também os requisitos relativos à segurança e saúde do trabalho e ambiente.

Na ilustração 1 apresenta-se esquematicamente o SGI, através da matriz de interligação dos processos.

Imagem 1

A eficácia do SGI é monitorizada através de reuniões periódicas de análise dos objectivos estabelecidos pela gestão da empresa, dos planos de acção, e de auditorias (de 1ª parte) que englobam verificações nas obras através de check-list que avaliam o grau de cumprimento da implementação dos sistemas de gestão de obras PCIA, qualidade, segurança e saúde do trabalho e ambiente e ainda de auditorias internas.

Os resultados são analisados nas reuniões de revisão do sistema pela gestão onde, se necessário, são desencadeadas acções correctivas e actividades de melhoria, em ordem a garantir a realização dos objectivos planeados e a melhoria contínua dos processos.